A evolução da célula



Fonte: http://www.youtube.com/watchv=k3I_qWIlF8o&feature=PlayList&p=DFE4D1C7A1DBEFF0&playnext=1&playnext_from=PL&index=9

O que é uma célula?

A célula é a menor porção de matéria viva, funcionando como  unidades estruturais e funcionais dos organismos. As células foram descobertas em 1665 pelo inglês Robert Hooke, que ao examinar em um microscópio rudimentar, uma fatia de cortiça, verificou que ela era constituída por cavidades que ele denominou de célula. Porém a  teoria celular só foi desenvolvida e comprovada pela primeira vez em 1839 por Matthias Jakob Schleiden e por Theodor Schwann,  que concluiram que todos os organismos são compostos de uma ou mais células.

Células de cortiça.    













(Microscópio utilizado por Robert Hooke)

Hoje sabe-se que as células possuem inúmeras organelas com divesas funções, e que existem seres eucariontes e procariontes.

Células Procariontes

















São células cuja a principal característica é a ausência de carioteca que individualiza o núcleo celular, pela ausência de algumas organelas e pelo pequeno tamanho. Exemplos de organismos com essa estrutura são:

Bactérias









Cianobactérias

Células Eucariontes
Eucariontes são as células mais complexas, possuem membrana nuclear individualizada (carioteca), e diversas organelas com funções espécificas, é provavél que a célula eucarionte tenha surgido por um processo de aperfeçoamento das células procariontes, o que chamamos de Endossibiose. Dentro do grupo dos eucariontes existe uma outra divisão entre células vegetais e animais, ao qual pela presença ou ausência de algumas organelas esses dois grupos se diferenciam um pouco.

Célula vegetal                               
Célula animal
Mesmo a célula animal e vegetal posuindo algumas diferenças entre as suas organelas e respectivas funções, estas são as células que irão compor os seres mais evoluidos e complexos que existe.