Comno funciona o nosso Sistema Nervoso?

Sistema Nervoso


Quando falamos em Sistema nervoso qual a primeira coisa que vem a nossa cabeça sobre a fução deste sistema???


A primeira coisa em que pensamos é que este sistema é responsável apenas por controlar nossas emoções como por exemplo: quando temos um ataque de nervos, porém a função deste incrível sistema vai muito além disso, contudo vamos assistir os videos a seguir para entendermos melhor.

Sistema Nervoso Parte1

Sistema Nervoso Parte2

Sistema Nervoso Parte3




Esses três vídeos são muito interessantes sendo a sua explicação objetiva e clara, tornando entendível para qualquer pessoa que deseje conhecer melhor esse sistema tão importante e incrível para a existensia de todo os seres. Esses videos também são ideais para serem aplicados em aulas que aborde esse tema, melhorando muito o entendimento dos alunos.

Estágios da plasticidade do Sistema Nervoso
central (SNC).


Até pouco tempo os neurocientistas acreditavam que uma vez completo seu desenvolvimento, o cérebro era incapaz de mudar, particularmente em relação às células nervosas.


Um dos tipos de células nervosas, o neurônio responsável
pela transmissão dos impulsos nervosos.


Parece que os neurocientistas estavam errados. Segundo Cardoso e Sabbatini (2009) em respostas à estimulações e experiências o cérebro exibe um crescimento das conexões neurais. Pesquisas realizadas com ratos mostram que quando os ratos são expostos a um ambiente em que aja estímulos como brinquedos em suas gaiolas, provoca mudanças anatômicas no córtex cerebral, sendo que a plasticidade do SNC ocorre classicamente em três estágios:


  1. desenvolvimento,

  2. aprendizagem e

  3. após processos lesionais.

• Desenvolvimento – na embriogênese tem-se a diferenciação celular em que células indiferenciadas por expressão genética passam a ser neurônios. Após a proliferação migram para locais adequadas e fazem conexão entre si A maturação do SNC inicia-se no período embrionário, e só termina na vida extra uterina.



















Estágios de desenvovilmento das células neurais.


Aprendizagem- este processo pode ocorrer a qualquer momento da vida de um individuo, seja criança adulto ou idoso, propiciando o aprendizado de algo novo e modificando o comportamento de acordo com o que foi aprendido. Durante o processo de aprendizagem há modificações na estrutura e funcionamento das células neurais e de suas conexões, ou seja, o aprendizado promove modificações plásticas como crescimento de novas terminações e botões sinápticos, crescimento de espículas dendrícas, aumento das áreas sinápticas funcionais, estreitamento das fendas sinápticas, mudança de conformação de proteínas receptoras e incremento de neurotransmissores. A prática ou experiência promove também modificações na representação do mapa cortical.

Após lesão neural - A lesão promove no SNC vários eventos que ocorrem simultaneamente no local de lesão e distante dele. Em um primeiro momento as células traumatizadas liberam seus aminoácidos e neurotransmissores, os quais em alta concentração tornam os neurônios mais excitados e mais vulneráveis á lesão. Neurônios muito excitados podem liberar o neurotransmissor glutamato, o qual alterará a concentração de íons de cálcio e induzirá seu influxo para o interior da célula nervosa, ativando varias enzimas que são tóxicas levando o neurônio a morte. Esse processo é chamado de excitotoxidade. Ocorre também a ruptura de vasos sanguíneos e/ou isquemia cerebral diminuindo os níveis de oxigênios e de glicose que são essenciais para a sobrevivência de todas as celulas.
A lesão promove três situações distintas: uma em que o corpo celular do neurônio foi atingido e ocorre a morte do neurônio sendo um processo irreversível; outro em que o corpo celular está integro e o axônio está lesado; e quando o neurônio se encontra em um estágio de excitação diminuído. Quando lesionado os mecanismos de reparo e reorganização do SNC começa agir imediatamente após a lesão e pode perdurar por meses ou até anos. Essa é uma ótima noticia para as pessoas que sofreram algum trauma neurológico, pois a plasticidade do SNC viabiliza a recuperação do paciente, mesmo que seja parcialmente.


Referências utilizdas para essa postagem.
OLIVEIRA, C. E. N., SALINA, M. E., ANNUCIATO, N. F. 2001. Fatores que influênciam a platicidade do SNC. Acta. Fisiátrica. 8 (1): 6-13.

SABBATINI, R, M. E., CARDOSO, H. S. Aprendizagens e mudanças no cérebro.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhT_LiDjuJQvtrHzKvpkfjtU3hDP1-MNEkv_vl-i0_4fkrudw97fBW3gYqYpnbV97g-Mfd4qVnb3YHZK6iWUtQM6KNLBsyauBSDqbYbK_dBJDu8wGtAB1jbh3TgvSB_YAK-d-qRWmP6wAxv/s400/encefalo-3%5B1%5D.jpg


http://www.freewebs.com/osnossospeterpan/oplui.bmp