Células do tecido ósseo

Células do tecido ósseo

Como vimos na história da turma do bairro, acidentes envolvendo fraturas ósseas são muito comum em nossso dia a dia, porém um osso que sofreu uma fratura pode-se regenerar; e isso ocorre graças a células especializadas presentes em nosso tecido ósseo, que permitem que regiões fraturadas se “recuperem”, por isso vamos conhecer quem são essas células que compõe o tecido ósseo.

células osteoprogenitoras – são células fusiformes com núcleo oval, derivada do mesênquima embrionário. Estas células são mais ativas durante o período de crescimento ósseo intenso.

Osteoblastos- são responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea, inclusive colágeno, proteoglicanos, e glicoproteínas. Figura A.

















Figura A: Células do tipo osteoblasto.


Osteócitos – são células ósseas maduras, derivadas do osteoblasto que secretam substâncias necessárias para a manutenção do osso. Figura B.



















Figura B: Células do tipo osteócitos

 
Osteoclastos - são células multinucleadas derivadas de progenitores granulócitos-macrófago e desempenham um papel na reabsorção óssea.


Para conhecer como ocorre a regeneração de um osso fraturado, acesse a postagem ao lado com o nome " Processo de regeneração óssea" 









Referência:

GARTNER, L. P., HIATT, J. L. 2003. Tratado de Histologia em cores. 2°edição, ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, p. 122-123.
JUNQUEIRA, L. C., CARNEIRO, J. 1995. Histologia básica. 8° edição, ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, p. 108-126.

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/licao-chacoalhar-esqueleto-estudantes-431291.shtml acessado em 05/06/2010.

http://www.teliga.net/2009/04/o-tecido-osseo.html  Acessado em 05/06/2010.

0 Response to "Células do tecido ósseo"

Postar um comentário